WESB 2015: VI WORKSHOP DE ENGENHARIA DE SOFTWARE BASEADA EM BUSCA

23 de setembro de 2015

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Organização

Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer (UTFPR-Curitiba)

Possui graduação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente em teste de software.


Thelma Elita Colanzi (UEM)

É doutora em Ciência da computação pela UFPR (2014), mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1999) e graduada em Tecnológo em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Maringá (1996). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software baseada em busca, linha de produto de software, arquitetura de software, algoritmos evolutivos multiobjetivos, teste de software, orientação a objetos e orientação a aspectos.


Auri Marcelo Rizzo Vincenzi (UFG)

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina UEL (1995) e mestre (1998) e doutor (2004) em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo ICMC/USP. Durante o doutorado realizou sanduíche na University of Texas at Dallas UTDallas ­ EUA. Foi professor assistente na Universidade Católica de Santos ­ UNISANTOS (2006­2008), professor adjunto da Universidade Federal de Goiás UFG (2005­2006) e professor colaborador no Centro Universitário Eurípides de Marília UNIVEM (2004­2005). Desde 2008 retornou à Universidade Federal de Goiás ­ UFG como professor adjunto. Foi bolsista produtividade do CNPq (Nível 2) de 2007 a 2012. Atuou como Coordenador de Informática do Centro de Seleção da UFG (2008 a 2010) e, Diretor do Instituto de Informática da UFG de 2010 a 2013. Membro da Comissão de Educação da SBC (triênios 2009­2011 e 2011­2013). Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em Teste de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, teste funcional, teste estrutural, teste baseado em defeitos, desenvolvimento de ferramentas de teste e estabelecimento de estratégias de teste. Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Association for Computing Machinery (ACM) e Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). ISTQB Certified Tester – CTFL (12­CTFL­01860­BR).


Celso Gonçalves Camilo Junior (UFG)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Inteligência Artificial pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, diretor do APOEMA Inovação e Presidente do Comitê Gestor da METROGYN. É revisor de diversos eventos e periódicos científicos, como RITA, Neurocomputing, Neural Computing & Applications e Natural Computing Research. Tem mais de 40 trabalhos científicos publicados em veículos internacionais e nacionais, 7 Patentes/Registros e várias orientações de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado. Além disso, é consultor e coordenador de vários projetos de pesquisa aplicada. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Metaheuristicas, Algoritmos Evolucionários e Redes Neurais. Entre as áreas de aplicação, destacam­se: Sáude (Câncer), Redes Sociais, Engenharia de Software, E­commerce e Tomada de Decisão.


Silvia Regina Vergilio, UFPR

Bacharel em Ciência da Computação pelo ICMSC/USP em 1989, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela DCA/UNICAMP em 1991, Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pelo DCA/UNICAMP em 1997. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus interesses de pesquisa em Engenharia de Software são: Otimização em Engenharia de Software, Computação Evolutiva, Teste e Validação de Software, Aplicações Web. É membro da Sociedade Brasileira de Computação. É bolsista produtividade do CNPq – Nível 2 .


Datas Importantes

Data limite para registro do artigo (submissão do resumo): 22/06/2015 (firm deadline)
Data limite para submissão do artigo: 24/06/2015 (firm deadline)
Notificação de aceitação: 17/07/2015
Data limite de submissão da versão final do artigo: 27/07/2015
Realização do workshop: 23/09/2015